terça-feira, 16 de março de 2010
Reitor USP
JOÃO GRANDINO RODAS
REITOR DA USP
O novo reitor da Universidade de São Paulo, USP, o maior centro de produção científica do Brasil e da América do Sul, tomou posse do cargo no dia 25.01.2010.
O Prof. Dr. Rodas prometeu cumprir o seu mandato de quatro anos, de portas abertas para todos, instaurando o diálogo construtivo. Prometeu algo que não se vê mais nos gestores públicos, ou se vê raramente: servir a Universidade e não servir-se da Universidade:
Non ministrari sed ministrare
Prometeu atuar e se relacionar com os seus comandados, não como superior, mas como igual: “primus inter pares”
Rodas é um homem de princípio, um homem de caráter, um homem coerente.
Um homem comprometido com o bem-comum, um homem solidário.
Na USP, como em todas as instâncias do poder, degladiam-se forças antagônicas e interesses conflitantes. Cabe ao reitor, como aos diretores de unidades, harmonizar os conflitos, a bem da nação. Nem sempre é fácil, quando os interesses são partidários.
O Prof. Dr. Rodas conhece muito bem o mundo plural e multipolar em que vive.
Ele saberá conviver com as posições antagônicas, ainda que, muitas vezes irreconciliáveis. O diálogo, bem conduzido, firme e suave, respeitoso e generoso, abre caminhos... Os romanos diziam que o educador deve agir “suaviter et fortiter”.
O Prof. Rodas foi aluno do Ibaté (1960/61)
Foi meu colega de turma no curso de Filosofia dos Jesuítas (1970).
Antes da posse, convidou os ex-colegas de Ibaté, para uma confraternização litúrgica, numa sala de reuniões da Congregação da Faculdade de Direito, do Largo S.; Francisco, onde era Diretor.
A tomada de posse do novo reitor, aconteceu, festivamente, na majestosa Sala São Paulo, a mais nobre sala de espetáculos musicais da cidade.
A cerimônia foi abrilhantada pela Orquestra Filarmônica da USP.
O Prof. Rodas reservou 60 convites para os ex-colegas do Ibaté, apesar de serem disputadíssimos os convites para tão solene e importante cerimônia.
O Prof. Grandino Rodas é mais um fruto saboroso e uma semente que saiu dos Seminários do Brasil e foram ou são e ainda serão grandes baluartes do saber, de competência e de ações, que mudam os destinos do país , nos rumos de um mundo melhor, com mais prosperidade, sabedoria e bem-estar para todos.
Prof. Dr. João Grandino Rodas, saudamo-lo efusivamente e desejar-lhe uma gestão dinâmica e positiva, que faça a Universidade de São Paulo, um pólo de saber ainda mais apto a atender às necessidades científicas, tecnológicas e humanísticas do Estado de São Paulo e do Brasil.
A nossa USP ainda é, de fato, uma das Instituições universitárias que honram o Brasil e o Mundo.
Gostaríamos que, ao final de sua gestão, em 1914, nos convidasse novamente, para uma Celebração de Confraternização, por sua gestão a frente de tão alta e nobre instituição.
São Paulo, Fevereiro/2010
Prof. Dr. José Jorge Peralta
(Professor aposentado da USP)
Diretor do Instituto Edubraz e
do Instituto Tropical do Pensamento Contemporâneo.
Nota: para compor esta crônica, servimo-nos de reportagens da imprensa e consulta na crônica dos colegas Alfredo Barbieri e Tomaz de Aquino Toledo, publicada no Jornal “ECHUS do Ibaté” nº 106.
A Fotografia foi captada no Google e é de autoria de Ernani Coimbra.
[Texto em construção]
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário