terça-feira, 16 de março de 2010

José Mindlin


O CAÇADOR DE LIVROS
ou o Bibliófilo

J. Jorge Peralta
Neste texto queremos homenagear todas as milhares de pessoas que, pelo mundo a fora, dedicam parte significativa de suas vidas à preservação e divulgação dos livros e da boa leitura.

Saudamos  o grande BIBLIÓFILO José Mindlin, há pouco falecido, (1914-2010), por sua imensa dedicação aos LIVROS, como repertório de saber e força propulsora da Civilização. Quem ama os livros ama a humanidade, ama o presente, o passado e o futuro; ama a vida.
Mindlin tinha consciência de que era sua missão organizar um acervo de livros  de alto valor que pudessem ser úteis  às gerações futuras.
Assim, ele dizia que nunca se considerou  dono de sua biblioteca, mas que era apenas o seu guardião.
Uma Biblioteca de qualidade é um arsenal de saber.

Mindlin doou a sua Biblioteca à Universidade de São Paulo, que lhe dedicou um prédio especial, na Cidade Universitária.
Assim, José Mindlin entra num clube restrito de bibliotecas particulares que, por sua dimensão e qualidade, tomaram parte de grandes Bibliotecas Nacionais ou de Bibliotecas Universitárias do Brasil.

- A Biblioteca Nacional do Brasil, sediada no Rio de Janeiro, teve origem na grande Biblioteca  da Corte dos Reis de Portugal, sediada em Lisboa.
Quando D. João VI transferiu a  Corte Portuguesa para o Brasil, em 1808, trouxe também a Biblioteca do Reino, que era, no tempo, uma das poucas Grandes Bibliotecas da Europa; alguns dizem que  era a maior.

- O nosso grande historiador, Manoel de Oliveira Lima (1867-1928), possuía uma riquíssima biblioteca especializada em História  de Portugal e do Brasil e do Império Português na Ásia e da África. Oliveira Lima doou sua Biblioteca à Universidade Católica das Américas, sediada  em Washington (1916). Hoje tem 50.000 livros.

- Há no Brasil muitos outros  grandes bibliófilos. Mas hoje a Biblioteca de Mindlin é destaque, por passar a integrar o Acervo da USP, disponibilizada ao público estudioso.
Mindlin soube construir sua casa sob rochedos. Sua Biblioteca servirá às gerações  atuais e futuras.
De tudo o que Mindlin fez na vida, sua Biblioteca, doada à USP, é certamente a mais destacada obra de sua vida. Honra lhe seja feita.
Em nome da humanidade, só podemos dizer: Bem haja! Muito obrigado!
A seguir publico um poema adequado à celebração do gesto deste homem:
Livro Amigo (Clique)


Nenhum comentário:

Postar um comentário